09dic

V Plenária Nacional de Economia Solidária (Brasil)

V Plenária Nacional de Economia Solidária (Brasil)
V Plenária Nacional de Economia Solidária (Brasil)

Buscador de eventos

  • Filtra por temática

  • Filtra por etiqueta (Ctrl+clic)

  • Filtra por tipo de contenido

  • Filtra por tipo de recurso

  • Orden de los resultados

V Plenária Nacional de Economia Solidária (Brasil)
V Plenária Nacional de Economia Solidária (Brasil)

Estamos novamente em marcha, na construção e no fortalecimento da Economia Solidaria no Brasil. Vamos, todos/as, militantes da economia solidária, seguir rumo à V Plenária Nacional da Economia Solidária!

 A V Plenária Nacional ocorrerá entre 9 a 13 de dezembro de 2012, em Luziânia-GO, e terá a participação de cerca de 1000 trabalhadores e trabalhadoras, entre representantes estaduais, escolhidos nas etapas locais e estaduais, e também de convidados definidos pela Comissão Organizadora Nacional.

Nossa intenção é aprofundar o debate acerca da economia solidária como estratégia de desenvolvimento territorial, sustentável, diverso e solidário, como opção de organização popular e luta emancipada das/os trabalhadoras/es associadas/os. A economia solidária é, assim, uma proposta transversal e articulada com diversos temas, sujeitos e iniciativas para superação do modelo capitalista.

A V Plenária Nacional de Economia Solidária fará a orientação política do movimento de economia solidária para os próximos três anos. O lançamento desta plenária ocorreu durante a X Reunião da Coordenação Nacional do FBES, em agosto de 2011, quando foram definidos tema, objetivos, agenda e os eixos prioritários. A Coordenação Executiva do FBES é a Comissão Organizadora Nacional que dá a continuidade à preparação nacional da V Plenária.

Durante este ano ocorreram mais de 200 plenárias em todo o país, entre Plenárias Locais, Temáticas, de Balanço e Estaduais. Tais debates e confluência de ideias e proposições segue em sistematização em um documento síntese que será debatido e consolidado na Plenária Nacional.

É importante destacar que os debates nas Plenárias Locais, Temáticas, de Balanço e Estaduais se orientaram por dois documentos propositivos provocadoras do debate, que tiveram o objetivo de facilitar o diálogo em torno dos temas indicados como prioritários pela Coordenação Nacional, amadurecendo posicionamentos que fortalecem o movimento de economia solidária no Brasil e suas articulações.

Os debates desta V Plenária se organizam em três dimensões:

  • Orientação política do movimento
  • Orientação das ações do movimento
  • Organicidade do movimento

Ou seja, são 3 blocos que pensam desde as questões mais amplas e gerais sobre nossa perspectiva e horizonte (orientação política), em seguida reflete sobre tais diretrizes a partir de ações prioritárias (orientação das ações), e por fim, reflitam sobre a estrutura e organização do FBES (organicidade).

Desta formal, partindo do contexto geral, e dos nossos acúmulos, a V Plenária tem como principais objetivos:

  • Contribuir para a consolidação do movimento de economia solidária, afirmando-o como movimento social contra o capitalismo e por uma nova sociedade e organização social, política e econômica;
  • Contribuir para o processo de estruturação e organização do Fórum Brasileiro de Economia Solidária;
  • Ampliar diálogos, articulações de alianças estratégicas, parcerias e convergências com outros movimentos sociais na construção de uma sociedade justa, solidária, diversa, autogestionária e sustentável.

Os dois documentos propositivos aos debates nas plenárias preparatórias, consolidados pela Comissão Organizadora Nacional foram:

  • O Documento 1 traz as orientações gerais e indicativos metodológicos das Plenárias. Na Orientação Geral são definidos os tipos de plenárias, as condições para a participação em cada uma, a agenda de atividades, atribuições das comissões, etc. E os indicativos metodológicos trazem propostas definidas pela Comissão Organizadora Nacional, para organização dos debates nas plenárias Locais, Estaduais e Nacional.
  • O Documento 2 serve como base para orientar as discussões nas plenárias Locais e Estaduais. Ele apresenta o contexto de realização da V Plenária, com rápido histórico sobre a caminhada do movimento e algumas questões provocadoras para o debate em cada uma das três dimensões.