Economía Solidaria

27 estados de Brasil participaron en la V Plenaria Nacional de Economía Solidaria

Com muita alegria e com efetiva participação da base do movimento (27 Estados), o Fórum Brasileiro de Economia Solidária-FBES realizou de 09 a 13 de dezembro de 2012 a V Plenária Nacional de Economia Solidária, em Luziânia-GO. Empreendedores solidários, Organizações de Assessoria e Fomento, Gestores Públicos, de todas as partes do Brasil estiveram reunidos em […]

20 diciembre 2012

Buscador de noticias

  • Filtra por temática

  • Filtra por etiqueta (Ctrl+clic)

  • Filtra por tipo de contenido

  • Filtra por tipo de recurso

  • Orden de los resultados

NULL
NULL

Com muita alegria e com efetiva participação da base do movimento (27 Estados), o Fórum Brasileiro de Economia Solidária-FBES realizou de 09 a 13 de dezembro de 2012 a V Plenária Nacional de Economia Solidária, em Luziânia-GO.

Empreendedores solidários, Organizações de Assessoria e Fomento, Gestores Públicos, de todas as partes do Brasil estiveram reunidos em Luziânia-GO, com o objetivo de debater um outro sistema econômico, com justiça social e ambiental, pautado no respeito à diversidade cultural, em prol do desenvolvimento sustentável e solidário, estruturando o Bem Viver.

Um coro de vozes emocionadas abriu o evento, que reuniu aproximadamente 600 trabalhadores e trabalhadoras, representantes estaduais e nacionais, escolhidos nas etapas preparatórias. Além de convidados/as definidos pela Comissão Organizadora Nacional, para apoiar a construção coletiva do evento.

Podemos destacar a mística de abertura e acolhimento, onde os/as representantes trouxeram um pouco da terra e água de seus territórios para agradecer os recursos que nos permitem bem-viver no planeta e homenagear os companheiros e companheiras que cooperaram para este encontro acontecer, mas não puderam estar presentes naquele momento.

A bandeira da Economia Solidária foi estendida e segurada por todos/as, que nos dias que se seguiram, puderam refletir a perspectiva da organicidade, principais estratégias de ações, orientação política do FBES e das organizações da Economia Solidária para o próximo triênio (2012-2015).

O diálogo com os movimentos parceiros, e a formação de grupos em mesas temáticas, para discutir temas importantes e aprofundar o conteúdo do documento síntese da Plenária, também foram tônica nesta V Plenária Nacional de Economia Solidária.

O que é o bem viver? A pergunta foi lançada, e o resultado do primeiro dia é a unanimidade pelo desejo de “mais amor o próximo”, “repeito à diversidade”, “ alimentos sem veneno”,” o mundo sem patrão e sem empregados”, “justiça social e respeito”, “preservação do meio ambiente”, entre outros.

Campanha: Envolva-se para o Bem Viver

Foram cinco dias de muito diálogo, pela valorização do ser humano, e não do capital.

Como principais encaminhamentos a V Plenária afirmou por:

1) Manter a natureza e finalidade do FBES conforme estabelecido a partir da IV Plenária Nacional, com orientação de que as regiões criem suas instâncias macro regionais

O FBES é um instrumento do movimento da economia solidária, um espaço de articulação e dialogo entre os diversos atores e movimentos sociais pela construção da economia solidária como base fundamental de outro desenvolvimento sócio econômico do país que queremos.

a) Representação, articulação e incidência na elaboração e acompanhamento de políticas públicas de Economia Solidária e no diálogo com diversos atores e outros movimentos sociais ampliando o diálogo e se inserindo nas lutas reivindicações sociais sem perder seus princípios e autonomia.

b) Apoio ao fortalecimento do movimento de Economia Solidária, a partir das bases.

2) Manter a representação com os segmentos (Empreendimentos Econômicos Solidários, Entidades de Assessoria e Gestores Públicos em Rede) por Estados. A Coordenação Nacional do FBES permanece com aproximadamente 100 representantes.

3) Reflexões e deliberações nos temas: Diversidades, Sustentabilidade, Autogestão e Autonomia, Economia Popular, Emancipação Econômica e Política dos EES, Território e Territorialidade, Cidadania e organização da sociedade relação entre o movimento de Economia Solidária e o Estado;

4) Orientação das ações: Marco Legal, Comunicação e Visibilidade, Formação/Educação e Cultura, Estratégias Econômicas, Integração Territorial entre outros assuntos.

Alguns destaques para a metodologia que buscou espaços de consensos mais que espaços de votações, destaques para a organização de comissões de trabalho, que proporcionaram uma participação plena dos/as representantes, além de um harmonioso acolhimento, transparência dos processos ocorridos através do apoio de uma equipe de comunicação que envolveu jovens das regiões do entorno do Distrito Federal e do FBES.

Equipe de Comunicação

Foram prestadas homenagens as figuras históricas no movimento de Economia Solidária pelas décadas de trabalho e dedicação a esta outra economia: Ademar Bertucci e Paul Singer, em comemoração aos seus aniversários.

Dentro da perspectiva cultural, foi organizada uma Feira onde foi possível identificar a diversidade da produção dos empreendimentos solidários.

Além disto, abriu-se espaço para expressões da Música, Poesia, Teatro, no Palco Livre:

Grupo Bate Palmas/CE

Houve a realização de um ato político de encerramento com a presença de mais de 14 movimentos sociais nacionais (Movimento Indígena, Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, Movimento Quilombola, Articulação Nacional de Agroecologia, Via Campesina, Marcha Mundial de Mulheres, Articulação de Mulheres Brasileira, Comissão dos Pontos de Cultura, CUT Nacional, Faces do Brasil, Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, Fetraf, Comissão Pastoral da Pesca e Rede Saúde Mental), Deputada Erica Kokay, representante da Frente Parlamentar de Economia Solidária, Professor Paul Singer pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, Ministro Gilberto Carvalho pela Secretaria Geral da Presidência da República e outros/as convidados/as (Secretárias de Juventude, de Desenvolvimento Territorial/MDA, de Políticas Especial para as Mulheres, BNDES e CONAB), onde foi feita a leitura da Carta Política da V Plenária Nacional de Economia Solidária

Acesse o vídeo do ato político final em: https://www.youtube.com/watch?v=w9UoaXdqczQ

As mulheres também realizaram um ato contra o machismo, o capitalismo, a exploração e o patriarcado. E a grande bandeira da economia solidária foi aberta e saudada por todas e todos participantes.

Outros documentos e informações poderão ser acessados em: http://www.facebook.com/fbes.org.br?fref=ts

Artículos Relacionados

----