13jul

Feria de Santa María 2012 (Brasil)

Feria de Santa María 2012 (Brasil)
Feria de Santa María 2012 (Brasil)

Buscador de eventos

  • Filtra por temática

  • Filtra por etiqueta (Ctrl+clic)

  • Filtra por tipo de contenido

  • Filtra por tipo de recurso

  • Orden de los resultados

Feria de Santa María 2012 (Brasil)
Feria de Santa María 2012 (Brasil)

A FEIRA DE SANTA MARIA:

“UMA EXPERIÊNCIA APRENDENTE E ENSINANTE”

Os Eventos Internacionais em julho de 2012:

8ª Feira de Economia Solidária dos Países do MERCOSUL v19ª FEICOOP – Feira do Cooperativismo

11ª Feira Nacional de Economia Solidária

12ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar

8º Seminário Latino Americano de Economia Solidária

8ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela PAZ e Justiça Social

8º Levante da Juventude do RS

20 Anos do FEIRÃO COLONIAL

25 Anos do PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA

Data: 13 a 15 de Julho de 2012

Local: Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter

Rua Heitor Campos, snº – Santa Maria – RS – Brasil.

 

“O MAIOR EVENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO BRASIL, DO MERCOSUL E DA AMÉRICA LATINA”

Abertura Oficial – Dia 13 de julho de 2012

  • Às 14 horas – Caminhada Ecumênica e Internacional pela PAZ e Justiça Social – inicio em frente ao Santuário Basílica da Medianeira.
  • Abertura Oficial da Feira será às 16 horas no local da Feira – Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter- Rua Heitor Campos, s/nº – Bairro Medianeira.

Desde 1994, realiza-se em Santa Maria este grande Evento, da Feira Internacional de Economia Solidária, que em 2012 completará a sua 19ª Edição. A partir de 1998 a Feira tomou cunho Estadual, e em 2000 tornou a Feira Nacional e desde 2005, a Feira do Mercosul. A partir de 2007 a Feira tem abrangência Latino Americano com articulação Intercontinental.

Em 2010, foi realizada a 1ª edição do Fórum Mundial e a 1ª Edição da Feira Mundial de Economia Solidária.

A FEIRA DE SANTA MARIA, faz parte do Calendário Nacional de Feiras. As Feiras em Rede, são coordenadas pela SENAES/MTE, IMS (Instituto Marista Solidariedade), FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária), Secretaria Nacional e Estadual de Economia Solidária, bem como os Fóruns Estaduais, Regionais, Caritas Brasileira, Cáritas/RS, SAEMA, 8ª CRE, SESAMPE e Pastorais Sociais. As Feiras são grandes e significativos espaços, para dar visibilidade a Economia Solidária e as Políticas Públicas do Brasil.

A FEIRA DE SANTA MARIA é coordenada pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria, Banco da Esperança, Prefeitura Municipal de Santa Maria com apoio de várias organizações e com a participação dos Empreendimentos da Economia Solidária, Entidades, Organizações e o Poder Público. É um grande braço do FSM (Fórum Social Mundial) e é organizado por um grande Mutirão, através das Comissões de trabalho. A organização da Feira é uma grande Escola de Participação, Comprometimento, Democracia e Autogestão.

Juntamente com a Feira de Santa Maria acontecem inúmeras Conferências, Seminários, Oficinas, Debates, Caminhada pela Paz, Momentos Culturais, Shows, e muitas atividades, onde as pessoas se tornam sujeitos participativos e os Empreendimentos Solidários, colocam a disposição dos Consumidores/as uma grande variedade de produtos produzidos pela Economia Solidária na construção de Políticas Públicas.

Durante a Feira, acontecem as práticas do Comércio Justo e do Consumo Ético e Solidário e as Trocas Solidárias. Na Feira não há consumo de cigarros, refrigerantes e bebidas alcoólicas. A água não é comercializada, pois a Água é um Bem Universal Patrimônio da Humanidade. Os produtos deverão ser de procedência Ecológica. A linha Editorial da Feira, tem plena sintonia com a proposta. É um Evento que vale a pena e se fortalece a cada ano, com a participação das Redes Internacionais e Mundiais de Economia Solidária. O Levante da Juventude é um espaço jovem que contribui na construção da Economia Solidária, Agricultura Familiar e Movimentos Populares e Sociais.

ECONOMIA SOLIDÁRIA: OUTRA ECONOMIA ACONTECE! A FEIRA DE SANTA MARIA É UMA EXPERIÊNCIA APRENDENTE E ENSINANTE, que fortalece os processos participativos, organizativos, autogestionários e transformadores. Esta proposta forma sujeitos e cidadãos/as no exercício da Cidadania e Inclusão Social. A Feira de Santa Maria segue a metodologia do FSM (Fórum Social Mundial) na construção de “Um outro Mundo Possível e Necessário”.

A Feira de Santa Maria é uma verdadeira experiência de CEBs ( Comunidades Eclesiais de Base).

O sonho de Dom Hélder Câmara, sempre foi de que as CEBs fossem consolidadas pela Economia Solidária, e os grupos que conseguem unir Fé e Vida, que necessariamente unem o “ser” e o “agir”, na perspectiva de um Modelo de Desenvolvimento Solidário, Sustentável e Territorial, no “Pensar Global e Agir Local”.

Para contatos e Inscrições: