19feb

II Fórum de Finanças Éticas e Solidárias (Portugal)

II Fórum de Finanças Éticas e Solidárias (Portugal)

Buscador de eventos

  • Filtra por temática

  • Filtra por etiqueta (Ctrl+clic)

  • Filtra por tipo de contenido

  • Filtra por tipo de recurso

  • Orden de los resultados

II Fórum de Finanças Éticas e Solidárias (Portugal)

O 2º Fórum de Finanças Éticas e Solidárias (FFES) acontece nos dias 19 a 21 de Fevereiro em Faro. Este será um espaço aglutinador de pessoas e organizações com interesse na construção da Banca Ética Portuguesa e outros instrumentos financeiros que tenham como objetivo fomentar uma economia ao serviço das pessoas.

O II FFES será um espaço aberto ao debate, à reflexão e à mostra de iniciativas nacionais e internacionais, com potencial transformador dentro de princípios éticos e solidários.

Assume­‐se como uma iniciativa cidadã que nasce num contexto de crise económica, social e ambiental e da necessidade de repensar o nosso modelo de desenvolvimento, de produção e de consumo. Acreditamos que, através da exploração de práticas financeiras alternativas, seremos capazes de promover um desenvolvimento sustentável e, por consequência, uma sociedade mais justa.

Esta edição irá debruçar­‐se particularmente sobre os temas Banca Ética e Moedas Sociais. Contando com um painel de oradores/as internacionais de prestígio, cujas ações política, técnica e científica no âmbito destas temáticas assumem um destaque incontornável.

Na sessão de abertura, dia 19 de Fevereiro, pelas 18h00, teremos a participação de Peru Sasia, presidente da Fiare Banca Ética (ES).

No dia 20, os trabalhos decorrerão a partir das 9h00 e conduzir-­nos‐ão através de diversas narrativas em torno da história da Banca Ética na Europa, com destaque particular para Malcolm Hayday, fundador e Ex-­‐Presidente do Banco Social, Charity Bank (UK) e Peru Sasia, Fundador e Presidente da Fiare Banca Ética (ES). Neste mesmo dia os trabalhos sobre Moeda Social irão decorrer durante a tarde, pela mão da equipa Ecosol do Centro de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra.

No dia 21, os trabalhos irão dar enfoque à “Banca Social: a Inovação”, contando com Włodzimierz Grudziński, representante do fundo de investimento TISE (PL) e com Krešimir Prevendar, representante do mais recente banco ético da Europa EBanka (CR).

Durante o II FFES também terão lugar dezenas de mostras de projetos e iniciativas solidárias, oficinas paralelas, atividades culturais e de bem-­‐estar.

O QUE SÃO FINANÇAS ÉTICAS?

As finanças éticas são instrumentos de intermediação financeira, onde os aforradores (pessoas ou entidades) exercem o seu direito de saber onde são investidas as suas poupanças, podendo direcionar crédito para projetos com impacto social e ambiental positivo, ou facilitando o acesso ao crédito a grupos de cidadãos tradicionalmente excluídos. São uma outra forma de poupança e investimento, procurando o benefício social, ambiental e económico.

QUEM SOMOS?

Diversas pessoas e entidades com o interesse comum em desenvolver uma sociedade mais justa e solidária: ANIMAR, APDES, ARGOLASIBITOLAS, CELTUS, ECOS, FÓRUM CIDADANIA & TERRITÓRIO, UALgFE, IN LOCO, UALG, COOPERATIVA VERDEPERTO.

DATA E HORA
19 Fevereiro | 17:00 -­‐ 22:00
20 Fevereiro | 08:30 -­‐ 21:30
21 Fevereiro | 08:30 -­‐ 16:30

+INFO e inscrições | www.financaseticas.pt
Vânia Martins | financaseticas@gmail.com | +351 969 987 158